Especialidades
Fisioterapia Ortopédica E Traumatológica
A Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica é uma especialidade da Fisioterapia que visa por meio de métodos e técnicas voltados para restabelecer a função de seus pacientes.
Diversas lesões Ortopédicas, pré e pós operatórias são atendidas por nossos profissionais como: tendinites, bursites, artroses, hérnias de disco, protusões discais e dores em geral relacionado ao sistema muscular e esquelético.
Assim como, nesta especialidade também são atendidos pacientes que passaram por traumatismos. Podem ser assistido de acordo com a gravidade tanto no período pré e pós operatório. Alguns exemplos de traumas, são: entorses de tornozelo e joelho, contusões, rupturas de ligamentos, músculos ou tendões, sequelas de fraturas, dentre outras.
Os atendimentos na Santa Ortopedia apresentam diferenciais para este tipo de assistência, pois conta com profissionais especializados e o atendimento é realizado de forma individualizada, promovendo total atenção e dedicação na reabilitação de seus pacientes.
Método R.P.G. – Reeducação Postural Global
O R.P.G. é um método de Reeducação Postural desenvolvido pelo Francês Ph. E. Souchard em cima dos princípios da Fisioterapeuta Madame Françoise Mézière. Este método passou por uma série de evoluções ao longo dos anos e é um dos métodos de tratamento postural com maior difusão popular e ainda, em termos de estudos científicos.
Este tratamento é indicado para o tratamento de desvios posturais como , má oclusão, hipercifose, hiperlordoses, retificações, escolioses, joelhos valgo e varo, pés plano ou cavo, dentre outros padrões de desvios que alteram o eixo postural fisiológico.
Além dos motivos destacados acima, sabemos que a maioria dos desvios posturais acabam por sobrecarregar diversas estruturas do nosso corpo, como por exemplo, articulações, tendões e músculos. Tais sobrecargas justificam o aparecimento de dores que não necessariamente estejam com uma lesão já instalada. No entanto, estas sobrecargas instaladas por um tempo prolongado podem justificar o aparecimento de lesões como artroses, tendinites, protusões e hérnias discais, dores nos joelhos, quadris e assim por diante. Ou seja, as dores não são nada mais do que consequência de uma série de alterações que sobrecarregam o nosso corpo.
Com isto, este tipo de intervenção pode ser indicado não somente no tratamento postural, mas como também um método de tratamento para diversos quadros de dores relacionados ao sistema muscular e esquelético.
Caso queira entender um pouco mais sobre esse Método de Tratamento estarei à disposição para lhe ajudar.
Método G.D.S.
Este Método foi desenvolvido pela Fisioterapeuta e Osteopata Belga Godelieve Denys-Struyf dentro dos princípios das Cadeias Musculares da Fisioterapeuta Madame Mézières. Contudo, teve importantes contribuições que são incontestáveis, como a relação dos 6 padrões psicocomportamentais concebidos por ela e a sua relação com as alterações posturais, além de ter contribuído para o avanço nos estudos sobre a influência das cadeias musculares sobre os ossos e articulações.
É um método pouco difundido popularmente, mas é tido como um dos métodos com maior aprofundamento biomecânico dentro dos métodos da posturologia. É amplamente utilizado para o tratamento de diversas dores musculares e esqueléticas, assim como para o tratamento postural. Entende o corpo também de maneira global e com a integração dos sistemas. O método objetiva devolver a função dentro do perfil psicocomportamental de cada um, assim como dar consciência a esta reorganização corporal através de técnicas manuais e posicionamentos com aplicações precisas e suaves sobre o corpo do paciente.
Gostaria de entender um pouco mais sobre o Método G.D.S.? É só entrar em contato que estarei a disposição para lhe ajudar.
Reabilitação Vestibular
A Terapia de Reabilitação Vestibular é utilizada para melhorar a integração entre as diferentes vias do nosso corpo que são responsáveis pela manutenção do equilíbrio.
São tratadas dentro desta especialidade as tonturas, vertigens, sensações de flutuação e desequilíbrio.
São diversas as causas de doenças que afetam o labirinto dos pacientes e a avaliação precisa se torna indispensável. Dentre as causas mais frequentes de tontura e vertigem estão a VPPB – Vertigem Posicional Paroxística Benigna e as de ordem cervical (Cervicogênicas).
O Fisioterapeuta atuará realizando manobras de reposição canalítica para a VPPB com os devidos cuidados e atento a contra indicações para casos específicos. Para estes casos, são realizados posicionamentos específicos para os diferentes Canais Semicirculares pertencentes ao nosso Sistema Vestibular com a intenção de reposicionar alguns dendritos de cálcio que quando se encontram deslocados afetam a nossa percepção do corpo no espaço promovendo a tontura.
Alguns pacientes também podem apresentar sensações de tontura quando se encontram com dores e tensões constantes na região cervical e cabeça. Quando este quadro se encontra instalado algumas alterações de pressões sobre o crânio parecem também estar presentes. Ainda, com maior relevância para estes casos algumas alterações podem ser ocasionadas sobre as vértebras cervicais que podem levar a alterações sobre o fluxo sanguíneo da artéria vertebral a qual pode alterar a função do labirinto e por consequência também desenvolver o aparecimento das sensações de tontura ou vertigem.
Como pode-se ver, é uma especialidade que envolve uma certa complexidade e exige uma destreza diagnóstica para a correta aplicação terapêutica. Os casos mencionados acima parecem ter uma resposta relativamente rápida ao tratamento com excelentes resultados. A intervenção consiste além das técnicas e manobras, a mudança em alguns hábitos de vida e orientação alimentar.
Ficou interessado e quer saber mais? Estou à disposição para lhe ajudar.
Quiropraxia
A Quiropraxia é uma técnica manual desenvolvida pelo Canadense Daniel David Palmer.
Esta técnica visa fazer o diagnóstico, prevenção e tratamento das desordens musculares e esqueléticas aonde se aplicam técnicas manuais de alta ou baixa velocidade com a intenção de reorganizar as sobrecargas corporais desencadeadas por desequilíbrios de ordem multifatorial.
A técnica é amplamente utilizada em diversos casos, como dor cervical, lombar, torácica, dor do nervo ciático, dentre outras. Através das técnicas é possível melhorar a perfusão sanguínea e condução neural, esta caraterística favorece ainda mais a diminuição do quadro doloroso que promove uma sensação de alívio ainda maior ao paciente.
Dúvidas? Estou à disposição para lhe ajudar.