O que muita gente ainda não sabe é que uma das dores de cabeça mais frequentes no dia a dia é a Cefaleia Tensional a qual têm sido tratada com sucesso através da Fisioterapia. Isso é o que vem sendo mostrado em diversos artigos científicos publicados em diversos centros de pesquisa no mundo.
Primeiro, devemos entender que a Cefaleia pode ter inúmeras causas. Classificadas em: primárias, como a do Tipo Tensional, Enxaqueca e a Cefaleia em Salvas; e, secundárias, que são consequências de alguma outra patologia.
A Fisioterapia tem se mostrado eficiente em primeira mão na Cefaleia de ordem tensional que pode ter origem em diversos desequilíbrios de tensão sobre músculos que se inserem no crânio e repercutem a sua tensão sobre um tecido que une os músculos chamado de fáscia. Sintomas de pressão/tensão/tração sobre a cabeça são bastante comuns nestes pacientes. Paciente relatam dores na base da cabeça na parte de trás e que muitas vezes irradia como se fosse uma faixa sobre a cabeça, muitas vezes estendendo-se até a região externa do olho. É mais frequente a incidência de um dos lados, porém pode ser apresentar de ambos os lados. Outra causa frequente de Cefaleia Tensional está ligada a desordens na Articulação Têmporo Mandibular. Principalmente em paciente que tenha desvio de oclusão, bruxismo, trismo (tensão) ou apertamento constante dos dentes. Estes últimos são intimamente ligados a fatores psicocomportamentais, porém não somente estes mas muitas Cefaleias do Tipo Tensional parecem agravar com situações de estresse ou instabilidade emocional.
O diagnóstico das Cefaleias Primárias se dá pelo histórico do paciente e características de aparecimento e manutenção dos sintomas. No entanto, mesmo a Enxaqueca que até pouco tempo teve como causa fatores de predisposição genética para o desenvolvimento das crises, com alteração neuroquímica vascular está sendo revisada e reconceituada, pois a mesma vem evidenciando significativas melhoras com o tratamento através da fisioterapia. Assim como se descobriu a relação entre os músculos da base da cabeça com os músculos extraoculares, dois lugares aparentemente sem ligação que são locais de frequente queixa de dores dos pacientes são intercomunicados por membranas intracranianas.
Na investigação minuciosa, o profissional terá a habilidade para aplicar as técnicas corretas e inibir as tensões que agem sobre o crânio. Acabando ou reduzindo consideravelmente a incidência deste mal que acomete tantas pessoas pelo mundo e que é considerado hoje um grave problema de saúde pública visto que os pacientes consomem uma alta quantidade de medicamentos todos os anos devido a este problema.
Pode ser que a solução para a sua dor de cabeça esteja mais perto do que você imaginava.
Qualquer dúvida estarei a disposição para lhe ajudar.