💡💡Sabemos que os m. suboccipitais são extremamente reativos. Mas como estes músculos poderiam repercurtir uma tensão mecânica para os m. extraoculares que estão aparentemente tão distantes um do outro?
Então vamos lá, dos 6 m. extraoculares 5 deles se inserem e formam o anel de Zinn que envolve o nervo óptico e o III par craniano. O anel de Zinn por sua vez continua em íntima relação com as membranas cranianas (meninges) e os m. suboccipitais (reto posterior menor e maior + oblíquo superior) relacionam-se intimamente com a membrana atlanto-occipital posterior através do arco posterior de C1 a qual prolonga-se até o forame magno que pode repercurtir a tensão dos m. suboccipitais até as meninges da mesma forma que os m. extraoculares fazem.
Desta forma, é comum que sintomas na base do crânio por excesso de tensão/ espasmo dos m. nucais podem ser acompanhados de sintomas de dor no fundo do olho e vice-versa.
São inúmeras as causas de sobrecargas sobre a entrada sensorial ocular assim como suas consequências. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👀👀Fiquem de olho no próximo post para entender quais são as consequências!! Créditos: Prof. Michel Castro – Fisioterapeuta
@voncastromichel – Instagram
Whatsapp para dúvidas: (48) 98469-0262