fbpx

Artrose – o grande vilão das suas articulações?

Antes de começarmos a falar um pouco mais sobre a Artrose, ou Processo Degenerativo Articular gostaria de lhe confortar dizendo que a Artrose pode ser tão natural quanto um fio de cabelo branco. O que quero dizer com isso? É que todos com o passar dos anos vamos desenvolver Processos Degenerativos em nossas articulações que irão variar sua gravidade de acordo com o seu estilo de vida e como o seu organismo reage perante tais estímulos.

Dentro do estilo de vida podemos citar em primeiro lugar o Sedentarismo. Diria para vocês que como prevenção a atividade física regular estimula a circulação sanguínea, estimula a produção do líquido sinovial (responsável por nutrir a cartilagem) e o impacto é fundamental para estimular os seus ossos e articulações a se tornarem mais fortes, além de prevenir a instalações de bloqueios (rigidezes) e prevenir a perda de massa muscular.

Muitas vezes o processo de ARTROSE já está instalado, porém muitos pacientes não referem dor. Sobre este ponto em primeiro lugar diria que a dor ela é multifatorial, ou seja, ela é dependente de diversos fatores inclusive neuropsicofisiológicos sobre o processamento da dor por parte do paciente. Em resumo se um paciente tem Artrose e não têm dor já nos vêm em mente que “EXISTE UMA ESPERANÇA”. Ou seja, é totalmente possível termos processos degenerativos em nossas articulações e voltarmos a desempenhar atividades da nossa vida diária normalmente sem maiores sofrimentos. Assim sendo, se por um acaso você fizer uma EXAME DE IMAGEM e lá aparece ARTROSE – NÃO SE DESESPERE!!!

Algumas pessoas parecem terem maior propensão a desenvolver sobrecargas nas articulações que podem terem sido instalados por uma vida sedentária e por hábitos alimentares inadequados. As restrições de movimento que vemos são inúmeras e que dependem claro da região envolvida no Processo Degenerativo de uma articulação. Alguns exemplos que podemos citar é a conhecida hiperlordose na região lombar, os joelhos que se tocam internamente conhecido como joelho valgo, os joelhos que se afastam conhecido como joelho varo e assim por diante. Cada alteração leva à uma sobrecarga em pontos distintos. Isso mostra a necessidade de avaliação por um especialista que entenda qual região está sendo comprometida naquela articulação e prescreva o tratamento correto. Isso significa que o seu caso não pode ser comparado ao de outra pessoa. Aquela velha história, cada caso é um caso.

Como dica, os métodos europeus de CORREÇÃO POSTURAL como o G.D.S. e o R.P.G demonstram excelentes resultados na reorganização das alterações que o corpo adquire com o passar dos anos. Desta forma, diminui a sobrecarga das articulações e facilita a recuperação do movimento. O objetivo é devolver a função e fazer com que você tenha o PRAZER DE VIVER SEM DOR.

SE QUISERES SABER MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO E OUTROS RELACIONADOS. ESTOU À DISPOSIÇÃO PARA TE AUXILIAR. Mexa-se, seu corpo agradece!

× Como posso te ajudar?