No último post falamos sobre a relação entre os músculos subocciptais e os extraoculares. E neste gostaríamos de explicar quais seriam as possíveis causas de influência sobre o Captor Ocular e fazer com que essa importante entrada sensorial pudesse interferir sobre nossa postura.
Pois bem, diversas informações exteroceptivas relacionadas aos bastonetes da visão periférica e proprioceptivas relacionadas aos músculos extraoculares e vias oculocefalogiras podem ser capazes quando acometidas por algum distúrbio levarem a captação destas interações sensoriais de maneira errônea e vir a desencadear padrões de funções assimétricas que levariam a uma série de alterações de maneira descendente, da cabeça aos pés.
Alterações comuns de refração, como astigmatismo, miopia e hipermetropia. Assim como, de perda do paralelismo da mirada como as heteforias e heterotropias (estrabismo) podem desencadear os distúrbios mencionados anteriormente.
Os pacientes com alterações sobre essa entrada sensorial podem apresentar sintomas, como: canseira ocular, vermelhidão nos olhos, dores de cabeça, dor cervical, vertigem/tontura, dentre outras alterações próximas a elas. Normalmente, estes pacientes apresentam sintomas que se intensificam no decorrer do dia com o uso excessivo desta entrada. Pessoas que trabalham o dia inteiro na frente do computador ou com o uso do celular podem ser um bom exemplo. Por este motivo é importante dar uma pausa não somente para o corpo, mas também para os olhos. 👀😉
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fiquem de olho no próximo post e entenda um pouco mais sobre a Entrada Sensorial Dento-Oclusal.
Créditos: Prof. Michel Castro – Fisioterapeuta
@voncastromichel – Instagram
Whatsapp para dúvidas: (48) 98469-0262